Apagão e o Marketing de Oportunidade

Padrão

Trocando em miúdos, quando pega-se carona em um assunto “sensação do momento” e converte-se isso em publicidade, gerando buzz positivo ou negativo, pode-se chamar de Marketing de Oportunidade.

Pode-se, porque apesar de ser uma sacada que tem de ser executada logo, senão a oportunidade passa, não significa que deve ser executada sem um mínimo de planejamento, o que muitas vezes ocasiona o buzz negativo (como o caso daquela agência de viagens na época da eleição das cidades para sediar as Olimpíadas de 2016).

Não precisa fazer um planejamento a rigor, não. Um mind map e um brainstorming já ajuda e muito a organizar as idéias e direcionar a criatividade.

A bola da vez

O assunto do momento é sobre o #apagao. A relevância do Twitter no Brasil pode ser notada mais uma vez (o marco foi o créu que virou até verbete no wikipédia). O assunto conseguiu ficar por alguns momentos no 9º lugar do Trending Topic, assim como Itaipu. Muita piada e novos perfis (como @NovoApagao2009 @apagao), mas o fato foi que sem TV, grandes portais fora do ar (G1, R7, Terra, etc.), o único meio de informação atualizado por segundo era o Twitter.

Eu Twittei também!

Marketing de Oportunidade – casos

Um exemplo de marketing de oportunidade foi a sacada do @NovoApagao2009 que lançou camisetas como essa ao lado. Todas as camisetas estão aqui: http://www.cafepress.com/Apagao2009

Hoje recebi um email marketing interessante da sexshop Sexchic. Como possui conteúdo para maiores de 18 anos, só posso mostrar um pouquinho. Quem quiser ver a peça na íntegra é só clicar na imagem abaixo.

E-mail marketing de oportunidade da Sexchic - Clique na imagem e veja na íntegra.

O mercado de informação, como jornais, revistas, portais, também são utilizadores do marketing de oportunidade. Não só porque é notícia, mas um assunto muito bem abordado gera vendas, acessos, converte interessados em consumidores, comentários e muitas vezes até respaldo.

Através do seguinte artigo do jornalista Victor Soares, “Adoniran, Zé Alencar, Buñuel e o apagão”, publicado no Terra Magazine, cheguei ao site do Bahia em Pauta, do qual o Victor Soares é colunista.

Naveguei por diversas páginas, li artigos, só não participei com comentários, mas fui convertida em consumidora ao assinar a newsletter.

Se alguém souber de outros filhotes do Apagão, comenta aí!

NOTA: Chamam-se anúncios de oportunidade as datas comemorativas e fatos históricos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s