Quantos livros vocês leem ao mesmo tempo?

Padrão

Durante todo o ensino médio nos é condicionado o hábito de estudar diversos assuntos que diferem entre si ao mesmo tempo.

Logo após período de testes inicia-se o das provas. No mesmo dia o aluno faz testes/provas de matemática, geografia, português e ainda inglês. Eu já cheguei (muitas vezes) a fazer prova de matemática logo no primeiro horário, em seguida física, depois inglês e quando meu cérebro já tava exausto (gravar fórmulas e calcular é um saco) ainda tinha que pensar numa redação criativa depois de um texto de 2 páginas de Saramago.

Na faculdade, quando muito, tinham-se duas aplicações no máximo e o povo ainda fazia birra quando eram pro mesmo dia e até na mesma semana.

Eu normalmente leio de 3 a 4 livros ao mesmo tempo e sem perder os fios da meada. Por isso acho estranho ao saber que alguém não consiga fazer o mesmo, já que no colegial a carga de assuntos e a pressão para saber tim-tim por tim-tim era bem maior.

É como se depois da faculdade as pessoas (a maioria) desaprendessem como fazer a gestão de leituras. Já condicionada no colegial e ainda adicionar os livros de leitura “obrigatória” para vestibular (vide UFBA – eu consegui ler TODOS da lista e ainda fazer resumos).

Como organizo meu tempo livre para aprender mais

Eu sempre elejo para as manhãs um que precise apenas de atenção. Em casa à noite, sempre intercalo com dois (dia sim, dia não) que além de atenção, precisam de anotações mais cuidadosas e o 4º de leituras rápidas para ler esporadicamente.

No caminho do trabalho pela manhã leio um (pausando às vezes por causa da tontura que dá com os pilotos de fórmula 1 frustrados que dirigem os buzus). Sempre com bloco de papel dentro da bolsa para as anotações (em código – escrever “di buzú” em Salvador é uma tarefa árdua). Na volta pra casa leio o capítulo seguinte do mesmo. Em casa passo a limpo os borrões e inicio a leitura dos que precisam de anotações contínuas.

E ainda consigo tempo livre para ouvir podcasts sobre negócios, tecnologia, audio books, ler artigos, notícias, e-mails e gerir algumas redes sociais minhas e de clientes (Seeding).

Como se organizar para aprender mais

Não há uma fórmula pronta.

Acho que cada um deve adequar suas necessidades, organizar-se melhor, policiar-se quanto ao que realmente é útil e que irá agregar valor.

O Prof. Rodnei Domingues (Consultor e Coordenador do CPDEC) compartilha algumas dicas:

• Veja o nome do autor e o currículo resumido dele. Você já terá uma ideia se ele é capaz ou não de escrever um bom livro;
• Veja o sumário. Os tópicos são coerentes? A sequência é lógica? O conteúdo é de seu interesse?
• Leia algumas linhas, do início, do meio e do fim do livro. A forma de escrever é agradável? O autor é objetivo e assertivo? O vocabulário é rico?
• Compare esse livro com outros do mesmo tema. Qual lhe parece melhor?
• Compare esse livro com outros de outros assuntos e temas. Imaginando que você terá tempo para ler apenas um livro, qual deles você escolheria?
• Não se impressione muito com os comentários dos críticos, os melhores livros não são comentados por eles.
• Lembre-se de que o importante não é ler muitos livros, mas ler bons livros.
• Após ter adquirido o livro e ter iniciado a leitura, não hesite em parar. Se a leitura não o agrada, não atende suas expectativas ou não tem a qualidade que você imaginava, não perca seu tempo, vá para outro livro.
• Se, após ter lido algumas dezenas de páginas, você se depara com um capítulo chato ou superficial, pule o capítulo, vá para frente. Se necessário, leia apenas algumas linhas que possam dar uma ideia se vale a pena ou não ler o capítulo todo.

Fonte: “Tempo para Ler” – Prof. Rodnei Domingues.

Atualmente estou lendo os seguintes:

Você, Dona do seu tempo | Sentido de Urgência | Guia de Negócios - SexShop

Você, Dona do seu tempo | Sentido de Urgência | Guia de Negócios - SexShop

Terminei a leitura de “O melhor do mundo” de Seth Godin e estou dando continuidade ao sentido de mudança com os dois primeiros da esquerda para a direita. O livro de negócios para SexShop é para pesquisa  – planejamento de uma sexshop virtual para o cliente @ohmygodexxx em Salvador.

Se você organizar dentro do seu tempo , os momentos livres para leitura vai perceber que não é difícil arranjar tempo para aprimorar e aprender.

Comece um pouquinho de cada vez.

Você consegue.

NOTA: O livro do Seth foi rápido. Leitura que cutuca e você precisa ler. O de Kotter é o meu companheiro do dia-a-dia. O de administração de tempo é que o mais precisa de atenção e anotações. O do SexShop é o de leituras rápidas. Estou gostando de todos.

Num próximo post comento sobre podcasts e áudio-livro.

Até!

UPDATE: Terminei o “guia de negócios” e “sentido de urgência” – 22/11.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s