Movimento Comente Mais

Padrão

Recentemente o Leow Lopes, do Papo de Buteco, levantou a questão sobre a possível influência do Twitter ter reduzido a freqüência de comentários em blogs na lista de discussão do BlogsBA. E de fato os usuários preferem muitas vezes tecer comentários no microblog, assim como no Facebook também.

O Mashable, por exemplo, site especializado em notícias sobre tecnologia, que eu sigo no Facebook, percebo que quando lançam um artigo, os comentários são feitos em 90% na própria rede social do que direto no site.

Esta falta de comentários e migração tem atingido tanto os pequenos blogs quantos os grandes sites que possuíam uma freqüência de interação com os visitantes assíduos e espontâneos. E pelo visto tem incomodado muitos blogueiros.

Visitando o blog da Samantha Shiraishi ( a @samegui) me deparo com um selo interessante. Criado pelas meninas do Blog das Gurias, o MOVIMENTO COMENTE MAIS, é uma proposta de conscientizar e instigar os visitantes a fazerem comentários.

O movimento é para conscientizar todos da importância de deixar um comentário quando visitamos um blog, porque é através dos comentários que a interação acontece, as ideias surgem e com isso vamos melhorando o conteúdo, sempre!

Concordo plenamente! Não só porque faz bem ao ego, mas esse feedback é super importante para que o blog que você visita ou está visitando pela primeira vez possa melhorar o conteúdo, receber dicas de próximos assuntos, etc. Pra quem comenta também é bacana com relação a SEO (isso explico direitinho depois).

Quer criticar? Critique. Elogie, dê (lá ele) seu pitaco, faça um comentário extenso, enfim, mas faça. Só não vale comentar com “legal”, “gostei”, “bacana”. Sem graça, né? Vamos criar o hábito de escrever mais, interagir mais e deixar os 140 caracteres pro Twitter.

Eu sei que o conteúdo apresentado influencia muito; mas se um post foi interessante/irritante ao ponto de você tuitar o que achou dele, significa que o problema não é o conteúdo (na maioria dos casos).

Então vamos participar do movimento e comentar bastante por aí. Mesmo que você não goste do que leu. Claro que não é uma bandeira obrigatória, é um movimento de incentivo.

Eu fiz um campo de copie e cole para ficar mais fácil divulgar o selo da campanha. Quem quiser inserir o selo pra divulgação como está abaixo (imagem + campo) é só clicar aqui, copiar o código fonte e pronto!

Para divulgar no Twitter use a hash tag #movimentocomentemais.

10 comentários sobre “Movimento Comente Mais

  1. Comentando….
    acredito que as possibilidades de comentários deveriam ser absorvidas pelo blog. O pano de fundo não esta muito claro, apesar da ideia mashable, temos universos de conviniencia. Acho de responsabilidade do webmaster, coletar, categorizar e disponibilizar os comentarios de forma centralizada, o usuario apenas comenta, por quaisquer canais, e seu comentario fica linkado nos contextos adequados.

    (imho)…apenas comentando! =o)

  2. kkkk

    …brincadeira…

    adorei a niciativa porque é relamente importante o comentário para crescimento do blog ou do ego do blogueiro. Umsimples “Massa”… ou “Legal seu artigo” me deixa sim, muito feliz… quando vem com críticas então, melhor ainda!

    Quanto à migração dos comentários para o twitter, eu também n entendo muito… mas a falta de tempo às vezes faz com que a única demonstração de que o artigo foi útil acaba sendo um RT, ou um twit com link. É mais rápido…

    Mas, amei a iniciativa do selo.Vou copiar e colar.

  3. Ahh! Ótima campanha. Também comento em todos os blogs e textos que leio. Se nao gosto, se gosto, se me toca, se não sinto nada. E adoro mesmo quando se iniciam em comentarios de posts, grandes discussões. A confraria ferve! =D \o/
    Fora que ler os comentários em seu blog é sempre satisfatoria, é uma resposta direta. O foco é o post.

    (nao conhecia esse seu blog – vou linkar no meu)

    Beiijos

  4. Eu procuro comentar sempre, até porque muitos dos blogs que frequento são de literatura e acho difícil tecer comentários pequenos sobre o assunto.
    Talvez pela praticidade de algumas redes sociais, o Facebook, por exemplo, muitos comentários acabem acontecendo por lá mesmo do que no próprio blog. Eu realmente acho bonito um post com comentários, vejo como um sinal de que o blog está vivo e eu quero continuar a fazer isso.
    Eu realmente não entendo essa migração de comentários para o twitter, quando gosto de um post, twito sempre, mas comentar sobre o post, faço direto no blog.

    Beijos!
    Tá lindo o layout novo 😉

    • Eu faço questão de comentar. Inclusive se for algo a discordar do conteúdo, fica mais fácil tanto para o autor tanto para quem comenta, ler a tréplica.
      Depois que descobri que isso também ajuda com relação ao SEO, até nos posts que não gosto eu comento.

      Obrigada, Fran. Achei fofo. Pena que alguns recursos que ele tem de bom, não funcionam para WordPress.com.
      Beijos.

Deixe um comentário

